Criar um site é crucial para os negócios atualmente, pois transmite credibilidade aos consumidores e ajuda a trazer oportunidades.

A criação desse espaço ajuda a empresa a crescer e estabelecer sua presença online. Considerando a quantidade de tempo que as pessoas passam na internet, saber como criar um site se tornou crucial.

O desenvolvimento está cada vez mais acessível, mesmo para quem não é da área de TI, e a compreensão sobre suas etapas de criação pode fazer toda a diferença.

Uma das principais vantagens de ter um site é que ele está sempre acessível. Mesmo em horários não comerciais, os clientes podem conferir seu site e aproveitar seus serviços ou obter as informações de que precisam.

Neste artigo, falaremos sobre os passos para criar um site do zero e seus principais tipos. Continue lendo e aproveite!

Passos para criar um site do zero

1 — Registrar um domínio

Para criar um site, você precisa começar pensando em seu endereço que é denominado “domínio”. Deve ser uma URL (“Uniform Resource Locator”, localizador uniforme de recursos) simples e fácil de ser lembrado para que as pessoas consigam digitar na barra de pesquisa de seus navegadores.

Qualquer um pode comprar esse nome, mas é necessário verificar em um registrador de nomes de domínio se o que você escolheu está disponível.

Em seguida, pague uma taxa para fazer o registro e assegurar que aquele endereço estará associado ao seu site.

2 — Hospedar o site

Após definir o domínio para criar um site, você precisa fazer sua hospedagem em um bom host web.

Nesta etapa, você deve escolher o plano de hospedagem web que possibilitará uma infraestrutura para seu site ficar online.

3 — Definir um construtor de site

Com um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), você pode criar um site dinâmico e responsivo através de uma interface fácil de usar. Descubra todas as vantagens:

  • Crie facilmente — desenvolva uma página inicial que se adapte à imagem da sua marca e conforme sua identidade visual;
  • Potencial ilimitado — podem ser criadas páginas de produtos para uma loja virtual, formulários de contato, blog e quantas forem necessárias;
  • Otimização de SEO — proporciona melhora no desempenho de suas páginas web e as chances da sua página ser encontrada nos buscadores.

4 — Definir o objetivo

Para criar um site do zero, precisamos ter seu objetivo definido, assim como quais páginas e recursos precisará ter.

Lembre-se que você sempre pode começar pequeno e desenvolver um site ao longo do tempo. Além disso, não esqueça de determinar em quais dispositivos o site poderá ser acessado para ser responsivo.

5 — Listar as seções de composição do seu site

Pense no que você quer que seus clientes consigam fazer através do seu site. Isso ajudará você a descobrir quais seções ou páginas você deseja incluir.

Considere quais informações ou transações seus clientes vão querer e certifique-se de que o site está estruturado para facilitar que eles encontrem e façam as coisas que precisam.

6 — Escolher seu tema

O tema é o visual geral, sensação e estilo do site. Isso inclui o esquema de cores, layout e elementos visuais. Criar um site visualmente poluído pode tirar a atenção do que realmente importa e atrapalhar a navegação.

Assim, o ideal é escolher um tema com componentes funcionais, plugins, aplicativos e extensões funcionais. Além disso, que seja responsivo e compatível com diversos navegadores.

7 — Produzir o conteúdo de todas as seções

Seu site tem apenas alguns segundos para capturar interesse. Ter conteúdo e imagens relevantes e apropriados ajudará os clientes a entender seus produtos e serviços e os fará sentir-se confortáveis com a compra do seu negócio.

Tipos de site

Existem agora cerca de 1,9 bilhão de sites online, que fornecem diferentes conteúdos, mas também muita confusão sobre qual tipo e design realmente funcionarão melhor para você.

Ao criar um site do zero, você precisa escolher o tipo que seja mais adequado a sua estratégia. Confira as opções disponíveis:

1 — Sites de e-commerce

Um site de e-commerce é um destino de compras online onde os usuários podem comprar produtos ou serviços da sua empresa. Esse formato facilita a navegação de produtos, filtra por categorias, destaca vendas especiais e faz compras.

Além disso, como o sistema está interligado, os setores de vendas, logística e marketing são todos informados sobre o que está funcionando bem.

2 — Blogs

Um blog apresenta artigos, fotos e vídeos atualizados regularmente. Criar um conteúdo especializado melhora a credibilidade geral de uma empresa ou de um indivíduo.

Essa opção também fornece material para postagens em redes sociais e campanhas de e-mail.

3 — Redes Sociais

Há cerca de 2,77 bilhões de pessoas nas redes sociais e não importa quem seja seu público-alvo, você provavelmente os encontrará no Facebook, no Twitter, no Instagram ou LinkedIn.

4 — Landing Page

Uma landing page é uma página criada para uma campanha de marketing que leva os visitantes a tomarem uma ação específica.

Portanto, seu conteúdo deve ser limitado e apontar para um CTA (“Call to action”, chamada para a ação) que você gostaria que o usuário tomasse.

5 — Hotsite

É um site menor e criado exclusivamente para uma campanha ou ação específica e tem grande potencial de conversão.

Por esse motivo, pode ser usado em diversas ocasiões, como lançamentos, eventos, datas comemorativas e reposicionamento da marca.

6 — Site institucional

Uma página inicial pode assumir muitas formas diferentes, mas ao projetar é importante lembrar o propósito da página inicial como a principal navegação e ponto de interesse para os visitantes do site.

Ao criar um site, estabeleça a hierarquia e a estrutura de navegação do site na página inicial. Utilize a paleta de cores, logotipo e imagens da sua marca altamente relevantes para o negócio.

7 — Dinâmico

Um site dinâmico é um site que exibe diferentes conteúdos toda vez que um usuário o acessa. Este display muda dependendo de uma série de fatores como demografia do espectador, hora do dia, localização, configurações de idiomas e assim por diante.

8 - One Page

O termo "One Page" é exatamente o que parece — embora, para desenvolver e implantar corretamente um site de uma página, você precisa ter um objetivo e estratégia bem definidos.

Um grande número de criativos recentemente adotou o site de uma página — embora multinacionais maiores também tenham a utilizar essa opção para ações promocionais.

O próximo passo

Aprender a fazer um site não é uma façanha pequena, mesmo com um guia detalhado para ajudá-lo ao longo do caminho.

Ao mesmo tempo, pode ser muito gratificante quando você adquire uma nova habilidade e começa a ver seu trabalho duro valer a pena.

Com a Round Pegs você pode desenvolver sites e aplicativos sem ter conhecimento aprofundado em programação. Baseada no conceito No-Code, a solução facilita criar um site do zero e fazer seu lançamento rapidamente.

Curtiu o artigo? Descubra mais assistindo o vídeo: É possível criar sites e web apps sem saber programar?


16/12/2021

Tudo que você precisa saber para criar um site do zero