Muitos de nós temos ideias para criar um app, seja uma rede social, um marketplace, uma ferramenta de produtividade ou até mesmo um aplicativo interno para tornar sua empresa melhor.

Por isso, há chances de que você tenha pensado em outros conceitos sobre como realizar o desenvolvimento de alguma aplicação, mas não sabe como começar. Por melhor que possa ser, isso é só uma idealização e se você sabe programar, já pode ter um ponto de partida para o seu projeto.

Entretanto, o que acontece se você não sabe codificar? Já pensou no desenvolvimento de um app No-Code? Com essa abordagem é possível criar um app em uma fração do tempo e custo através de ferramentas de modelagem visual e configuração.

O No-Code acelera o desenvolvimento de aplicativos e facilita a necessidade de automação de fluxo de trabalho e criação de software personalizado de maneira rápida do que as abordagens tradicionais de codificação.

Além disso, permite que cada colaborador se torne um desenvolvedor sem aprender a programar. Dessa forma, ajuda as empresas a acelerarem as operações, ajustar rapidamente os processos, atender melhor às necessidades dos clientes e das equipes.

O que é No-Code e como começar o desenvolvimento de Apps?

Como o nome sugere, o desenvolvimento de aplicativos No-Code é um método de construção de aplicativos sem precisar escrever uma linha de código.

Isso é possível por plataformas que permitem aos usuários arrastarem e soltarem blocos pré-configurados para criar aplicativos avançados de nível corporativo.

Assim, se você quer saber como criar um app, siga o passo a passo a seguir e comece a tirar o seu projeto do papel!

Passa o passo para criar um app

Conseguir criar um app No-Code é mais fácil e barato do que você pensa. Você só precisa usar um construtor de aplicativos como os utilizados na Round Pegs, como Bubble e Adalo.

Com essas ferramentas, você pode ter seu aplicativo móvel funcionando em dias ou até mesmo horas. Confira como construir um aplicativo móvel em passos simples:

1 — Defina os objetivos e escolha seu modelo de aplicativo

Os primeiros passos no processo de desenvolvimento de apps são definir os objetivos e escolher um modelo.

Afinal de contas, criar um app No-Code pode ter a finalidade de ser utilizado para atender a uma necessidade interna da sua empresa ou para lançar uma marca, por exemplo.

Existem modelos disponíveis para uma grande variedade de tipos de negócios, indústrias e usos. Isso significa que se ele não tiver todos os recursos necessários para criar seu aplicativo, você pode facilmente adicionar mais nas etapas seguintes.

Se a sua empresa não se encaixar em nenhum dos modelos existentes, você pode fazer um aplicativo móvel do zero e adicionar apenas as páginas e recursos que você precisa. Basta escolher a opção relevante ao configurar.

2 — Determine as cores e as plataformas

Em seguida, selecione um esquema de cores para o seu modelo em uma paleta adequada para o seu aplicativo que corresponda à sua marca existente.

As cores que você escolhe não são a única maneira que você pode marcar o seu aplicativo móvel. A ferramenta de criação de apps facilita a personalização do aplicativo com imagens que você pode usar na tela de respingo ou como uma imagem de barra de cabeçalho.

O app criado sem código, é multiplataforma, ou seja, desenvolvimento híbrido. O aplicativo pode ser lançado em ambos sistemas operacionais Android e iOS.

3 — Conteúdo e Funcionalidades

Nesta etapa, ao criar um app No-Code você pode alterar o conteúdo e incluir as funcionalidades que precisa rapidamente. A ferramenta também facilita a ação de novas guias aos seus aplicativos.

Seja uma página sobre a empresa com detalhes do contato e informações das redes sociais, uma página descrevendo os serviços e soluções, programas de fidelidade ou formulários simples de usar.

Você pode personalizar o conteúdo para construir um aplicativo adequado para qualquer tipo de negócio e com as funcionalidades mais adequadas.

Também é fácil remover recursos que você não pensa que beneficiarão seu público. Se você não quiser oferecer um programa de fidelidade, por exemplo, basta excluí-lo do aplicativo.

Essa personalização garante que os novatos possam criar um aplicativo exclusivo para seus negócios sem escrever uma única linha de código.

4 — Publicar

Agora que você trabalhou no design, definiu as funcionalidades e adicionou seu conteúdo a cada área do seu aplicativo, você só precisa publicá-lo.

Antes de publicar seu aplicativo móvel, você precisará se inscrever em uma conta do Google e do Apple Developers. Os construtores de aplicativos simplificam o processo de publicação. Basta seguir os passos na configuração do seu app No-Code na App Store e/ou na Google Play Store.

As possibilidades das ferramentas de desenvolvimento No-code

Para criar um app sem código você conta com ferramentas de desenvolvimento de aplicativos que oferecem diversas vantagens.

Você pode ler mais sobre neste artigo: (X) melhores plataformas No-Code que você precisa conhecer.

1 — Redução de custos

Soluções sem código ajudam a reduzir o custo de desenvolvimento e requer menos experiência formal de programação, fechando assim a necessidade de contratar programadores.

2 — Mais agilidade

O desenvolvimento simples e rápido através de ferramentas de modelagem visual oferece a oportunidade de se adaptar rapidamente aos mercados em constante mudança e às demandas dos clientes.

3 — Economia de tempo

Com a crescente velocidade de transformação dos negócios, os desenvolvedores estão procurando formas de ser mais produtivos e entregar os aplicativos mais rapidamente. As plataformas de desenvolvimento No-Code diminuem bastante o tempo para criar um app.

4 — Aplicativos que atendem as demandas do mercado

Empresas que implementam novas tecnologias estão sempre à frente quando o assunto é inovação. Uma plataforma No-Code é uma ferramenta indispensável para melhoria contínua, expansão da presença de mercado e encontrar novas formas de se envolver com colaboradores e clientes.

Se você quer criar um app No-Code, a Round Pegs pode te ajudar a iniciar o seu projeto rapidamente. A solução oferece uma abordagem ideal para o desenvolvimento de aplicativos, automação de fluxo de trabalho, e qual a plataforma ideal para você cultivar seu app.

O que acha de começar agora mesmo a criar um app sem código? Fale com um especialista para projetar sua ideia agora mesmo!



16/12/2021

Passo a passo: saiba como criar um app sem código